

A REGIONAL
"LUTA REGIONAL BAIANA"
Criada por Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), na cidade de salvador/bahia, por volta do ano de 1928/1930.
Mestre Bimba um capoeirista tradicional, resolveu dar uma roupagem diferente, um pouco mais de objetividade, levantar mais a ginga e as pernadas(golpes) de capoeira, criou algumas sequências e fundamentos para as execuções destas, criou ritmos, toques, e musicalidade usando apenas um berimbau médio afrouxado e dois pandeiros de couro em sua "charanga", nome que ele deu a composição instrumental(a bateria).
Neste périodo de 1928 a 1930 ele deu uma sumida dos paucos(rodas) da capoeira, não sendo visto por aí a fora, então em 1930 ele surge com sua nova metodologia e roupagem desta que ele registrou como LUTA REGIONAL BAIANA, Mestre Bimba grande lutador, desafiou e derrotou vários lutadores.
ganhou fama e destaque neste periódo o que fez com que também o nome da capoeira se espalhasse e assim conseguindo o primeiro alvará de funcionamento para sua academia, a primeira academia de "capoeira" na história.
Mestre Bimba ministrava seu CURSO DE CAPOEIRA REGIONAL(LUTAREGIONAL BAIANA), composto por oito sequências, mais algumas outras sequências de balões cinturados e cintura despresada.
O curso para o aluno ser FORMADO, tinha uma curta duração, apenas 6 meses, pois o Mestre Bimba acreditava que este tempo era suficiente para esta formação de seu curso.
Após os seis meses o aluno ganhava um LENÇO DE SEDA VERMELHO qual era de formado, então se quisesse continuava e então fazia mais alguns meses e ganhava o lenço azul que era o ESPECIALIZADO , ((seguintes estágios: Exame de Admissão à Academia, Batizado, Formatura e o Curso de Especialização.))também após este período os que continuavam passavam por mais outros cursos qu eo mestre ministrava como, a emboscada e defesa com armas etc, então tinha após o lenço vermelho o azul, amarelo e o lenço branço que era o MESTRE CHARANGUEIRO.
obs:A primeira academia de capoeira do Brasil foi fundada por Mestre Bimba em 1932, em Salvador, no Engenho Velho de Brotas, com o nome de "Centro de Cultura Física e Regional da Bahia". Essa academia foi a primeira a receber autorização oficial para o ensino da capoeira, em 1937. O mesmo documento, expedido pela Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública do Estado da Bahia, reconhecia o criador da Regional como professor de Educação Física. Em 1939, Mestre Bimba começou a ensinar capoeira no quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército (CPOR) de Salvador, no Forte do Barbalho, onde trabalhou por três anos (1939 a 1942).
"Boracha Senzala"




