top of page

               A MANDINGA- OS MANDINGOS

 

   Os mandingos (em mandingo: Mandinka) são um dos maiores grupos étnicos da África Ocidental, com uma população estimada em 11 milhões. São descendentes do Império Mali, que ascendeu ao poder durante o reinado do grande rei mandingo Sundiata Keita. Os mandingos pertencem ao maior grupo etnolinguístico da África Ocidental - o Mandè - que conta com mais de 20 milhões de pessoas (incluindo os diúlas, os bozos e os bambaras). Originários do atual Mali, os mandingos ganharam a sua independencia de impérios anteriores no século XIII e fundaram um império que se estendeu ao longo da África Ocidental. Migraram para oeste a partir do rio Níger à procura de melhores terras agrícolas e de mais oportunidades de conquista. Através de uma série de conflitos, primeiramente com os fulas (organizados no reino de Fouta Djallon), levaram metade da população mandingo a converter-se do animismo ao islamismo. Hoje, cerca de 99% dos mandingos na África são muçulmanos, com algumas pequenas comunidades animistas e cristãs. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, cerca de um terço da população mandinga foi embarcada para a América como escravos, após a captura em conflitos. Uma parte significativa dos afro-americanos nos Estados Unidos são descendentes de mandingos.Os mandingos vivem principalmente na África Ocidental, particularmente na Gâmbia, Guiné, Mali, Serra Leoa, Costa do Marfim, Senegal, Burquina Faso, Libéria, Guiné-Bissau, Níger, Mauritânia, havendo mesmo algumas comunidades pequenas no Chade, na África Central. Embora bastante dispersos, não se constituem no maior grupo étnico em qualquer dos países em que vivem, exceto na Gâmbia.

 

                                 

                                                                                           

                                                                                         "O PATUÁ"

Estas escritas, ficavam dentro de dois pedaços de couro, costuradas, sendo sua proteção, idioma falado pelos MANDINGOS era o surani, dialeto este descendente do ÁRABE, por isso a religião destes era o islam(mulçumanos). Eles não sofreram a escravatura como os demais negros e índios, pois eles por serem letrados e terem esta dogma comportamental regrada, Qual eh o islamismo"mulçumanos", entao eles tinham "cargos" mais favorecidos na escravidão, cargos de confiança, capatazes, feitores e capitães do mato etc. 

Islamismo é a religião, mulçumano é o praticante desta, assim como um católico comum e um católico praticante,o mulçumano tem que rezar 5 vezes ao dia voltado para mecca, seja ele estando em qualquer lugar do mundo. Voltado para direção OESTE da buçala ou guiado pelo sol, MECCA É maior mesquita [templo] dos mulçumanos. Onde se encontra a tumba do profeta Maomé lider religioso dos muçumanos.

 

Quando um negro (comum) fugia eles iam a captura, Devido aos negros (comuns) começarem a perceber que, aqueles outros carregavam aquele colar tinham alguns privilégios "por assim dizer" tentavam então se disfarçar-se, onde faziam PATUÁS similares porém, as tentativas eram em vão. Pois os mulçumanos tem uma saldaçao particular, onde um saúda e o outro responde, Então quando tentavam se passar por um MANDINGO não obtinham êxitos pois o mandingo o enquadrava na tentativa e o saudava, o mesmo não sabendo responder, ficava notório não ser da tribo MANDINGO e que estava tentando fugir e era capturado.... Destas e outras surgiu o dito... Quem não pode com UM mandinGO não carregue ou carrega patuá!

No sentido de avisar para não tentarem....

 

 

"Borracha Senzala"

 

 

bottom of page